Menu
Publicidade
Divulgue seus produtos e serviços aos Micro e Pequenos
Filie-se ao SIMPI
Seja mais um de nossos associados e utilize os serviços de apoio ao Micro e Pequeno Empresário
 

A ORGANIZAÇÃO

SIMPI - O Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo foi criado em 14 de dezembro de 1.988. Representou uma importante mudança na história do associativismo empresarial no Brasil, com as micro e pequenas indústrias fazendo-se presentes no cenário sindical e político. Poucos anos depois o Simpi integrou o quadro de sindicatos filiados à Fiesp.

Nova concepção de Associativismo - O Simpi sempre sobreviveu com a prestação de serviços aos associados - nunca recebendo contribuições sindicais obrigatórias - sendo gerido por empresários de variados ramos e contando com o apoio de técnicos e consultores qualificados. A opção dos criadores do Simpi é a de trabalhar com o conceito de comunhão de interesses, superando a concepção burocratizada de organização dos empresários, de cima para baixo.

Vanguarda - O SIMPI mantém uma postura de vanguarda, fornecendo aos seus associados um suporte de serviços para seu aperfeiçoamento, voltado à competitividade no mercado nacional e internacional. Para tanto busca estabelecer uma rede de contatos e de representação, visando contribuir no avanço do potencial exportador da micro e pequena empresa. Há muito o que fazer no campo político e legal para que as condições em que as empresas operam sejam aprimoradas

Interfaces com a Sociedade - O SIMPI atua em foros da sociedade civil, onde defende os pontos de vista do segmento MPE e fornece sua contribuição para o conjunto da sociedade. Sempre elaborando estudos técnicos, faz gestões para mudanças nas legislações dos Estados e da União e sempre atua em fóruns que se constituem no país.

Organização Atual - Após o SIMPI surgiram outras entidades representativas da micro e pequena empresa nos mais diversos Estados brasileiros, abrangendo também o comércio, a agricultura e os serviços. Também surgiram a ASSIMPI - Associação Nacional dos Simpi, o Simpec (comércio) e o Simpress (prestação de serviços). Hoje o SIMPI está estruturado em muitos estados brasileiros São Paulo, Rondônia, Paraná, Amazonas, Pernambuco, e o objetivo é atingir, inclusive com parcerias, todo o território nacional.

PRODUTOS E SERVIÇOS
Sem os recursos disponibilizados por tributos, o SIMPI tem percorrido os difíceis caminhos da categoria das micro e pequenas indústrias com criatividade. São exemplos:

Posto Avançado de Atendimento Judiciário SIMPI - Aberto para atendimento ao público das 10H00 às 17H00 de segunda à sexta-feira, este Posto Avançado está habilitado apenas para recepcionar demandas restritas à sua área de competência regional - abrangência dos Fóruns João Mendes Júnior e de Pinheiros – envolvendo questões relacionadas ao direito do consumidor, planos de saúde, cobranças em geral, despejo para uso próprio, conflitos de vizinhança, execução de títulos e acidentes de trânsito, desde que o valor da causa não ultrapasse os 100 salários-mínimos. O sistema não aceita reclamações de natureza trabalhista.

Seminários Nacionais e Pesquisas - A integração nacional vem sendo alcançada com a realização anual de Seminários Nacionais da Micro e Pequena Empresa, onde os interesses do segmento são debatidos e sintetizados numa "Carta da Pequena Empresa", que serve de instrumento operacional e político das entidades. Livros resultantes destes Seminários são um produto importante que dão base ao avanço político do setor. O SIMPI também realiza, há 12 anos, pesquisas mensais de conjuntura sobre a situação das micro e pequenas indústrias, cujos dados informam e orientam ações voltados à defesa da categoria

Universidade/Empresa - Na área acadêmica, o SIMPI investe na relação Universidade / Empresa: idealizou o “Disque-Tecnologia”, da USP, buscando informações e capacitação dos empreendedores em pequenos negócios.

Crédito, Tributos, Exportação etc. – Forte ênfase é dada à luta pela superação das dificuldades no acesso ao crédito, redução dos efeitos negativos do sistema tributário, participação nas exportações, qualificação do empreendedor e redução da burocracia. Serviços ligados às áreas de contabilidade, assessoria jurídica, licitações e crédito estão sempre sendo ofertados, muitos mediante convênios com especialistas.

Empresa Aberta – Na prestação de serviços, o Simpi criou uma grande inovação: o “Empresa Aberta”. Nos últimos anos mais de 100 mil novas empresas surgiram em São Paulo.

INFORMES E COMUNICAÇÕES

Acesso ao Site – Maiores Informações sobre o Simpi e sua atuação estão no site do Sindicato (www.simpi.com.br).

Outras Consultas - Para a sede do serviço “Empresa Aberta” afluem questões como abertura e alterações de empresas, crédito e outros serviços prestados. Tais consultas são repassadas aos órgãos internos competentes. As consultas ao Simpi quanto aos serviços prestados é crescente.

Presença nos Grandes Temas e na Mídia – É consistente a presença do Sindicato na mídia – seja em rádio, TV, jornais e revistas. Análise comparativa revelou que o Simpi tem uma das dez mais fortes presenças na mídia paulista e nacional, dentre centenas de sindicatos e associações da indústria, comércio e serviços. Hoje, o SIMPI é referência para as questões da MPE, inclusive com o apoio das associações e sindicatos filiados à ASSIMPI.

 
Página Inicial